Saturday, December 30, 2006

Adesão à Greve Geral dos CTT ultrapassa os 60%

Adesão a Greve Geral ultrpassa os 60%, tendo em alguns locais sido de 100%, em muitos locais ficou entre os 90 e os 60%, no entanto houve algumas EC`s( estações de correio) e nos serviços centrais, adesões muito fracas, fazendo que no final da contas tivesse dado uma adesão total na ordem dos 60%.

Uma vez mais os trabalhadores demostraram estar conscientes da situação da Empresa e dispostos a continuar a luta.

PSP impõe a Lei ( do mais poderoso)

No dia 27 de Dezembro, durante a Greve Geral dos CTT, os Dirigentes, Delegados Sindicais, assim como diversos trabalhadores estiveram em piquete de Greve, junto às instalações dos CTT em C. Ruivo.

Cerca das três da manhã, impediram a entrada e saida de alguns camiões privados, nessas instalações. Os serviços minimos estavam defenidos por quem de direito, e estes individuos às ordens da administração dos CTT estavam a violar esses serviços.

A Adm. mandou chamar a PSP, que chegou acompanhada por três carrinhas do corpo de intrevenção, que logo se aprestaram para começar com as ameaças" saem a bem ou a mal, estam a perturbar a ordem pública, estama efectuar um corte de estrada", os dirigentes tentaram esplicar que não estavam a cortar a estrada, e perturbar a ordem publica, que estavam a fazer cumprir a lei no que respeita à Greve e aos serviços minimos e para espanto dos sindicalistas foi dito que disso não percebemos nada e vamos ter de vos identificar.

Os animos entre os Trabalhadores e as forças da autoridade chegaram a estar acesos, os trabalhadores pela indignação de estarem a cumprir a lei e verem os seus representates a serem identificados pela policia, no fim imperou o bom censso, e os representantes sindicais e os trabalhadores deixaram passar os camiões.

Para concluir, a Administração dos CTT, mais uma vez viola a lei da Greve, eo representantes dos trabalhadores e que são indentificados, não como Dirigentes Sindicais mas como simples arruaceiros.

A PSP em quanto força da autoridade, garantiu uma vez mais a força do mais poderoso, mesmo que violando a lei. Este é o estado democratico e de direito em que vivemos.

Wednesday, December 20, 2006

27 DEZEMBRO, GREVE GERAL NOS CTT

A falta de resposta, a manutenção da politica de entrega de serviços, levou a que os Sindicatos( SNTCT, Siquadros, Sincor, Sittic, Sintav e Fetcomp), com o apoio da Comissão de Trabalhadores dos CTT, decretassem nova Greve.

Esta Greve, vem no seguimento das anteriores e vai ao encontro da pretenção dos Trabalhadores, demostradas nos plenários realizados.

Esta Greve será uma Greve Geral dos CTT, ao inves das anteriores que tinham sido por sectores.

Com esta politica, a Empresa CTT esta a entrar numa espiral e num rumo sem volta, tal é o estado em que esta administração a esta a deixar, senão veja-se:

- Clientes a ir buscar o correio a Pinheiro de Fora nas suas próprias viaturas;
- Contentores de correio a ser transportados em camionetas com lona toda rasgada;
- Camiões particulares a desviar correio dos CTT;
- Tarefeiros contratados pela Equiprest a fazer divisão de correio;
- Tarefeiros sub-contratados pela CTT-Expresso a efectuar distribuição;
- Correio entrege a tarefeiros a ser colocado no lixo, ou a passear em carros particulares, sem ser distribuido;
- Tareferiros com cadastro e alguns ilegais a efectuar serviço dos CTT;
- Protecção á receita desmantelada, potenciando a fraude por parte dos grandes clientes, ao mesmo tempo trabalhadores afectos a este serviço a serem transferidos;
- Clientes/utentes a receber conrespondencia com atraso de tal ordem que as facturas estam ser entreges fora de prazo de pagamento;
- Falta de material e produtos dos CTT, nas estações de correio, TPG`s a serem obrigados a vender produtos de porta em porta, deslocações constantes de local de trabalho,à revelia das normas do AE/CTT;
- Estações de correio e serviço agenciado a terceiros, com manifesto prejuizo para as populações;
- Trabalhadores dos serviços centrais, sem funções, e ou em casa com dispensa de assiduidade;
- Banco Postal, a morrer logo após a resureição, por falta de "ideias e vontade", com o Ministerio do Transportes e Comunicações, a dizer que não sabe quais as intenções do C.A. CTT;
- ANACOM a recusar o pedido do C.A. CTT, para baixar os padrões de qualidade;
- IGIF e Governo a negar o financiamento do IOS, porque o C.A. dos CTT, simplesmente decidiu denunciar o acordo existente.

São apenas alguns dos muitos exemplos do estado em que este C.A, está a deixar a Empresa CTT.

ESTA NA HORA DE DIZER BASTA, TEMOS DE OBRIGAR A ALTERAR ESTA SITUAÇÃO, TEMOS DE CORRER COM ESTE C.A. QUE PARA ALEM DE INCOMPETENTE, ESTA A COLOCAR EM CAUSA A EMPRESA E OS POSTOS DE TRABALHO,

DIA 27 DEZEMBRO GREVE GERAL, ADERE, LUTA, DEFENDE EMPRESA DEFENDE POSTOS TRABALHO E UM SERVIÇO DE QUALIDADE PARA AS POPULAÇÕES.

Monday, December 11, 2006

UNI CONVOCA E PROMOVE MANIFESTAÇÕES EM TODAS AS CAPITAIS DE EUROPEIAS

Hoje dia 11 de Dezembro, a UNI Uniom Network Internacional, promoveu em todas as capitais Europeias, concentrações, junto da Embaixada da Filandia, Pais que detem a Presidência da União Europeia.

Estas foram formas de protesto realizadas contra a proposta de directiva da União Europeia, que aponta para Janeiro de 2009, a abertura total da Liberalização Postal.

Esta Concentração realizada frente à Embaixada da Filandia em Lisboa, contou com a presença de dezenas de Dirigentes e Delegados Sindicais, dos dois Sindicatos Portugueses, filiados nessa estrutura, que entregaram ao Sr. Embaixador uma resolução aprovada pelos activistas presentes.

Esta terá sido a 1ª forma de protesto e luta, que irão ser realizadas a partir de agora.

SERÁ IMPORTANTE LEMBRAR AQUI QUE EM JANEIRO, A PRESIDÊCIA DA UNIÃO EUROPEIA SERÁ DA ALEMANHA, O PAIS, QUE MAIS INTERESSES ECONÓMICOS TEM NESTA MEDIDA, E ASSEGUIR PASSARÁ PARA PORTUGAL, FIEL SEGUIDOR DOS DITAMES DOS PODERES ECONÓMICOS, MESMO QUE CONTRÁRIOS AOS INTERESSES NACIONAIS.

ADESÃO À GREVE DE 68%

A Greve realizada no dia 4 de Dezembro, nas àreas operacionais do Tratamento, Distribuição e Transportes, teve uma adesão a nivel nacional de 68%.

Hove alguns distritos com uma adesão muito boa, em alguns sectores e turnos atingiu os 100%, noutros andou entre os 70% e os 85%, em alguns, foi efectivamente mais fraca.

A manifestação realizada, com concentração nos Restauradores, com desfile/manifestação até S. José, onde de novo estiveram concentrados, ficou efectivamente à quem do possivel, no entando, foi mesmo assim, um protesto que se fez notar e que marcou uma forte possição de protesto, indignação e predesposição para dar continuação a esta luta.

Foi ainda aprovado, novo dia de Greve Geral para os CTT, no próximo dia 27 de Dezembro.

Saturday, December 2, 2006

TRABALHADORES DO CTCS DEMOSTRAM A SUA SOLIDARIEDADE

Nos dias que correm, em que palavras como a solidariedade, parecem que já fazem parte do passado, que já não têm fundamento ou razão de ser, num mundo em que cada vez mais o individualismo, o egoismo ou o egocentrismo se fazem sentir, os trabalhadores do tratamento(CTCS) de C. Ruivo, demostraram não ser assim.

Quando dois colegas, contratados a prazo (vulgo assalariados), pelo simples motivo de terem participado num plenário de trabalhadores, realizado ao abrigo do Acordo de Empresa dos CTT, foram despedidos, violando o Acordo de Empresa, o Codigo de Trabalho e até a Lei suprema neste pais"a Constituição da Republica Portuguesa", uniram-se e numa demostração de solidariedade, pararam a laboração, até que a Adm. dos CTT reconsiderou, e fez novos contratos aos referidos camaradas de trabalho.

POR ESTA DEMOSTRAÇÃO DE SOLIDARIEDADE , DE ESPIRITO DE UNIÃO E DE EQUIPA, QUERO AQUI MANIFESTAR OS MEUS PARABENS A ESTES TRABALHADORES, PELA POSTURA E ATITUDE, PELA DETERMINAÇÃO E UNIÃO DEMOSTRADA.

Os meus mais sinceros parabens, tenho orgulho de trabalhar numa empresa onde os trabalhadores mantêm vivos principios tão nobres como estes.

MANIFESTAÇÃO/CONCENTRAÇÃO

No dia 04 de Dezembro, os Trabalhadores dos CTT, da àrea da Grande Lisboa, em Greve, irão concentrar-se e manifestar-se a partir das 14H30, com concentração nos Restauradores, frente a estação de Correios e ao edificio onde se encontra a ADP (DRH), e irão desfilar em manifestação pra a rua de S. José edificio da Administração.

Faço aqui o apelo, a que todos os trabalhadores dos CTT, os que estejam em Greve, aos que não estando , mas que tenham possibilidade de participar, aos aposentados e reformados dos CTT e a todos os utentes do Serviço Universal de Correios, que participem nesta jornada de luta e de protesto.

Contra a entregue de serviços dos CTT a entidades, empresas e pessoas estranhas aos CTT;

Em defesa dos Postos de Trabalho;

Pela preenchimento de todos os postos de trabalho vagos por trabalhadores do quadro dos CTT;

Pela garantia dos CTT poderem prestar um serviço de qualidade dentro dos prazos estipulados pela ANACOM(entidade reguladora);

Por um serviço Universal de Correios.

GREVE GRERAL NA DISTRIBUIÇÃO, TRATAMENTO E TRANSPORTES

Dia 04 de Dezembro, no seguimento das lutas já mencionadas neste blog, irá realizar-se um dia de Greve Geral, para os trabalhadores de todo o país, nas seguintes àreas operacionais:- Transportes, Tratamento e Distribuição.

Importa referir que os trabalhadores do Tratamento, realizaram já Greve parcial de 2H30 por turno de 20 a 24 de Novembro.

Nos Transportes iniciaram esta Greve Geral no dia 30 de Novembro.

Na Distribuição, houve já CDP`s que iniciaram a Greve durante a semana transacta e outros que iram prolongar a Greve após o dia 04 de Dezembro.

Assim que for tendo os dados das adesões, irei publicando aqui.